sábado, agosto 01, 2009

Açores

Estive nos Açores para testemunhar os 50 anos de casamento de um casal da ilustre comunidade faialense.
Fernando Melo*, no seu discurso, disse: "Quero agradecer-vos o favor de serem meus amigos" e explicou "a amizade é um favor que nos prestam e que eu tento retribuir".

Eu também.









* Foi Professor da Escola do Magistério da Horta, onde se formou em 1952. Desempenhou funções de coordenação educativa (na Junta Governativa em 1976, na Telescola, no Centro de Apoio Tecnológico e outras). Desenvolveu uma vasta actividade redactorial, na Terceira (DiárioInsular) e no Faial (Telégrafo, Correio da Horta e Tribuna das Ilhas), colaborando também com outros jornais açorianos, do continente e das comunidades portuguesas nos EUA. Destaque articular merece a colaboração em várias estações de rádio mas, em especial, na RTP-Açores, de que foi o primeiro jornalista correspondente no Faial. Autor de muitos programas televisivos incidindo em trabalhos de pesquisa histórica sobre os Açores, as suas gentes e as suas circunstâncias.
Expressiva é também a actividade literária, do comentário à crónica, da poesia ao ensaio. Publicou os livros «Fragmentos de Memória» (1993) e a «A Prenda de Natal… e outras histórias» (2003).
Fernando Melo é natural de S. João do Pico (4/10/1932).